Estratégias de Sucesso Para Gestão de Salões de Beleza

Gestão dos Salões de Beleza

O sucesso na gestão de salões de beleza começa pelo estudo, aprimoramento e o cuidado com sua equipe e clientes.

Gestão de Salões de Beleza

Toda área comercial possui um grande segredo para o funcionamento: as pessoas.  E com certeza isso não poderia ser diferente na área dos salões de beleza. Uma boa gestão é a chave para o sucesso dos profissionais. Nada melhor que você, profissional de beleza que já atua na área ou está pensando em investir em um setor que está cada vez mais promissor no mercado, tirar suas duvidas com profissionais de respeito e sucesso.

Diego dos Anjos é mentor na área Beauty e Embaixador da London Cosméticos. Para ele, estruturar uma equipe é desempenhar um papel crucial. É importante contar com profissionais capacitados e motivados onde cada um desempenhe seu papel de forma eficiente. Pra isso a comunicação deve ser aberta, o treinamento precisa ser continuo e, principalmente, o trabalho reconhecido.

Embaixador London Comséticos Brasil, Diego dos Anjos

Outra questão importante para ele são as maneiras como os salões de beleza devem impulsionar a motivação dentro da equipe. “Se pararmos para pensar, existem muitas formas de trabalharmos esse quesito. Entre elas estão as bonificações por metas alcançadas, os incentivos, reconhecimento público dos bons resultados e oportunidades de crescimento dentro do próprio salão”, explica Diego.

GESTÃO DE SALÕES DE BELEZA PARA AUMENTAR O FATURAMENTO

Nosso mentor acredita que é importante ter estratégias de curto, médio e longo prazo para uma eficiente gestão de salões de beleza. Dentro do curto prazo podemos contar com promoções e combos profissionais, como os sugeridos pela London Cosméticos, nos quais são usados as linhas de tratamento que se destacam, e assim atrair mais clientes e aumentar as vendas.

ATRAINDO NOVOS CLIENTES MELHORANDO A GESTÃO

“Para atrair novos clientes sugiro uma ação com combo mais em conta para assim fidelizar os mesmos. A partir do momento que a cliente sentar em sua cadeira você precisa saber o que a levou até ali, e assim oferecer opções de serviços ou outros pacotes para ela”, expõe Diego.

Como exemplos dessas dicas, Dos Anjos sugere ação nova cliente: corte + escova +  tratamento das linhas  citadas acima por determinado valor. Em seguida devem ser oferecidos outros tratamentos que irão ajuda-las ainda mais com o resultado como as linhas CMC RESTORE ou LINHA 3D FUSION da London Cosméticos, que além de ser uma marca especializada em cuidados de cabelos possui uma excelente performance em resultados.

Outra dica para aumentar o faturamento há curto prazo, é, valorizar quem já está na sua cadeira. A cliente que chegou para fazer corte e escova deve ser alertada sobre os retoques na raiz, fazer suas mechas, alisar o cabelo ou até mesmo oferecer outros serviços como sobrancelhas e unhas. Isso fara aumentar seu ticket médio e automaticamente seu fluxo de caixa crescerá. Aí está mais uma dica valiosa no sucesso na gestão de salões de beleza.

Já há médio prazo, o Embaixador da London Cosméticos sugere que o investimento em programas de fidelidade e em serviços diferenciados pode garantir a retenção dos clientes. Quanto ao longo prazo. O foco deverá ser na qualidade do atendimento e na construção de uma reputação sólida no mercado. Outro fator importante a ser seguido  são as necessidades dos clientes. Há exemplo disso, a London Cosméticos oferece uma variedade de produtos de alta qualidade que podem ser utilizados em combos promocionais como tratamentos capilares completos ou kits de manutenção em casa.

VENDAS DE PRODUTOS PARA AUMENTAR A TAXA DE LUCRO 

Diego dos Anjos, proprietário do salão LD Beauty

“Invista seu conhecimento, em linhas de “homecare” e em vendas para conseguir aumentar ainda mais a sua taxa de lucros, nunca esquecendo que o sucesso da gestão dos salões de beleza está diretamente relacionado à satisfação dos clientes”, opina Diego dos Anjos. Portanto, oferecendo um atendimento personalizado, produtos de qualidade e um ambiente agradável são fatores-chaves para garantir a fidelização e o retorno dos mesmos.

Do ponto de vista do empresário, cabelereiro e Embaixador da London Cosméticos Lino Ferreira, fidelização e aumento de faturamento são sempre um assunto “quente”, um desafio para todo empresário, seja de grande ou pequeno porte. Nesse momento Lino direciona o assunto para os profissionais cabelereiros. Um dos primeiros passos para esse desafio é buscar o interesse de seus futuros clientes.

GESTÃO EFICIENTE, TÉCNICAS ASSERTIVAS E PRODUTOS DE EXCELÊNCIA

Nesse momento Lino vai direcionar seu exemplo para um assunto que ele é expert: as mechas, mas isso cabe a qualquer outro serviço oferecido dentro dos salões de beleza. Em média 44% das mulheres no Brasil possuem mechas nos cabelos e por isso ele escolheu essa especialização. Ele precisou ser analítico na escolha dos produtos e técnicas para assim oferecer um trabalho diferenciado e de excelência.

“Quando falo em produtos, tenho que levar sempre em consideração que, entregar um cabelo saudável após o procedimento de mecha é fundamental para que eu consiga fidelizar minha cliente. Uma das minhas escolhas é a linha 3D FUSION da London Cosméticos, que me ajuda muito a oferecer cabelos intactos nos meus processos de descoloração”, afirma Lino.

O profissional também gosta muito da técnica “air touch”, pois traz para o mesmo segurança ao entregar qualquer tipo de resultado escolhido pelas clientes. Conciliando técnicas assertivas e produtos de excelência o embaixador da London crê que estamos um passo à frente de um bom resultado de fidelização de uma nova cliente.

Embaixador London Cosmétticos Brasil, Lino Ferreira

AUMENTANDO FATURAMENTO  

Primeiramente para obter ainda mais a fidelização com seu salão e seus serviços é extremamente necessário garantir a saúde dos cabelos, isso irá dar continuidade dos cuidados dos fios em casa, esclarecendo sempre a importância de bons produtos “Home Care”, não esquecendo quão importante é saber sobre o que está oferecendo e que esse seja especifico para o cuidado em casa. Lembrando que assim como a cliente te escolheu para realizar esse trabalho você também tem autoridade para indicar o melhor produto.

“Quando se trata de aumento de faturamento, posso afirmar que criando um vínculo e confiança do seu cliente, estamos a um passo de atrair mais pessoas interessadas em nosso trabalho, pois o merchanting “boca a boca” é uma das propagadas mais assertivas. Automaticamente quando há excelência a oportunidade de cobrar por isso torna-se viável e o crescimento financeiro cresce consecutivamente”, considera Dos Anjos.

COMO ESTRUTURAR E MONTAR SUA EQUIPE

No inicio de sua trajetória o empresário contava com poucos clientes e não tinha experiência em produtos e técnicas. Sendo assim o primeiro passo foi buscar conhecimento e o segundo foi dar um jeito de mostrar que estava preparado para colocar em pratica tudo que aprendeu.  E, como atualmente tudo gira em torno da tecnologia, o mesmo procurou modelos que tivessem influência na sua cidade, dessa forma deu início à técnica: “boca a boca” adquirindo material convincente para postar nas redes sociais.

Lino conclui sua linha de pensamento expondo que juntos somos mais fortes e unidos somos imbatíveis, dessa forma é preciso ter por perto pessoas com os mesmos pensamentos para que as coisas possam fluir. E uma das táticas usadas por ele é a realização de reuniões semanais apontando pontos positivos e negativos sobre as clientes que estiveram presentes na determinada semana. Também é considerável a questão da equipe alinhada, bons produtos e técnicas assertivas para uma gestão de salões de beleza de sucesso.

DICAS DE MILHÕES 

Angélica Becker, empresária, gestora e cabelereira é outra profissional de respeito que divide seu conhecimento com quem pretende investir ou expandir negócios na área capilar. Com formação em administração e graduada em gestão de salão de beleza, atualmente lidera uma equipe com quase 40 profissionais.

Empresária Angélica Becker

Atualmente atua como cabelereira com mais de 15 anos de experiência no ramo, e faturamento bruto de quase 3 milhões anuais. Mas nem sempre foi assim. Aos 17 anos ela começou do zero como manicure a domicilio acompanhada de sua bicicleta roxa com uma cesta enorme. “Eu quebrei alguns padrões dentro dessa área de atuação que me fizeram ter resultados expressivos e hoje ter um dos salões high ticket mais bem frequentado do Mato Grosso e ser mentora de outros donos de salões que também queriam alcançar o extraordinário”, responde Angélica.

Dessa forma ela marca presença nesse bate papo para ajudar quem almeja se destacar no mercado com algumas dicas que fazem diferença em sua rotina e em seu faturamento.

SUCESSO = FOCO NO CLIENTE

Primeiramente é necessário ter foco no cliente, para nossa gestora não basta apenas cortar o cabelo ou fazer uma hidratação, é preciso transformar cada  visita a seu salão de  beleza em uma experiência única e memorável. Um atendimento personalizado chamando sempre a cliente pelo seu nome, falando sempre sobre boas notícias e evitando reclamações ou falando mais que a cliente. Pois esse é um momento dela: quer ser ouvida.

A empresária garante que é necessário ouvir suas necessidades oferendo conselhos personalizados e garantindo que a mesma saia do seu estabelecimento não apenas satisfeita, mas, também confiante e feliz com sua aparência. Esse zelo básico durante o atendimento mostra seu profissionalismo, o que já é diferente da maioria das realidades de salões de beleza. Assim você trará mais autoridade dentro nesse nicho.

Outro aspecto importante é que seja oferecido um ambiente acolhedor e atenção aos detalhes, surpreendendo com mimos como uma bebida refrescante, um café, um cappuccino, chá gelado ou um bolo caseiro. Mimar também significa fazer uma boa massagem durante o procedimento capilar, um gesto simples para você que pode fazer toda diferença para a cliente que irá relaxar e se sentir amada enquanto está sendo cuidada. Sendo assim, elas voltarão e ainda indicarão seus serviços às amigas.

MARKETING É INVESTIMENTO 

Angélica também aconselha que os profissionais invistam em marketing em suas redes sociais. Pois com alguns pontos alinhados dentro do atendimento é preciso aumentar a rede de clientes e compartilhar conteúdos relevantes e interagir com suas clientes de forma mais próxima e direta. Construindo essa forte presença online e manter uma comunicação constante com essas pessoas você não só ira impulsionar as vendas como também fortalecerá o relacionamento com elas.

EQUIPE BOA É EQUIPE PREPARADA

Seja constante nas redes sociais, tenha um planner, o qual irá organizar sua rotina de postagens e destacando-se ainda mais e não esquecendo que uma equipe engajada é tudo. Permita-se a novas possibilidades dentro da tua carreira e não esqueça que uma equipe motivada e bem estruturada é essencial para o sucesso do seu salão. Cada membro da empresa precisa compreender sua função e responsabilidades, e estar alinhado com a missão e valores da mesma. Isso só é possível através de reuniões semanais.

Cabeleira Angélica Becker

RENDIMENTO E LUCRATIVIDADE

“Precisamos manter uma constância na sua receita para fazer seu salão ser bem sucedido, proporcionando uma reserva de  emergência e capital de giro para reinvestimentos futuros no seu espaço a curto, médio e longo prazo”, esclarece Angélica.

– Curto prazo: Os combos especiais temporários de até 3 serviços para atrair novas clientes  e incentivar as antigas retornarem. Combine um tratamento CMC + corte + escova durante períodos sazonais. Quanto aos pacotes é interessante criar algo direcionado com tratamento London Cosméticos que ofereça um valor agregados aos clientes e incentivando a fidelização.

A respeito das promoções é preciso lembrar que cliente de promoção não é cliente fiel e essa atividade não posiciona o seu valor como autoridade. Isso também é marketing.  Preço baixo passa sensação que o produto não é bom. Já o preço alto cria expectativa, oferecer experiências memoráveis coloca o nível do profissional em outro patamar, essas são palavras da antiga manicure que virou uma conceituada empresária.

– Médio Prazo: Priorizar o foco em estratégias par a expandir a base de clientes como os anúncios segmentados nas redes sociais, parcerias com influenciadores locais ou programas de indicação de clientes, afina de contas quanto maior sua base, maior será seu potencial de faturamento.

A especialista finaliza sua linha de pensamento propondo que as equipes sejam preparadas para praticar as técnicas de upselling (vendas e serviços adicionais) e cross-selling ( venda  de  produtos complementares) durante cada atendimento. Exemplo disso ela expõe como acréscimo de  um corte de  cabelo uma coloração ou tratamentos capilares adicionais. Além da recomendação de produtos para serem usados em casa.

DICA QUE VALE OURO

Já há longo prazo, é necessário investir em programas de fidelização com recompensa e incentivo por cada trabalho realizado, permitindo que essa clientela acumule pontos para trocar por descontos ou serviços gratuitos no futuro. Pois clientes fiéis são propensos a gastar mais e com maior frequência.

Após serem fortalecidas algumas estratégias de curto, médio e longo prazo, o faturamento aumentará gradualmente garantindo sustentabilidade e crescimento. A partir dai acompanhar e analisar os resultados das suas iniciativas para ajudar conforme necessário e maximizar seu sucesso financeiro junto a uma equipe engajada com seu propósito é fundamental.